top of page

Preenchimento facial

shutterstock_2111270177.jpg

O preenchimento facial é um procedimento cada vez mais comum para rejuvenescer o rosto. Ele consiste na injeção de substâncias como o ácido hialurônico.

Esse tratamento está sendo cada vez mais procurado. Ele não é um procedimento difícil quando feito por profissionais experientes. Porém, a face é uma região delicada, com uma anatomia complexa e é a área do corpo mais importante em preocupação estética. Isso é um bom motivo para que o preenchimento facial seja feito apenas por profissionais muito bem qualificados, que conheçam a anatomia da face e injetem com cuidado.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia este texto em que explicaremos as indicações do tratamento, daremos detalhes do procedimento em si, contraindicações e detalhes do procedimento em si.

Na nossa clínica no centro de Pirassununga realizamos o preenchimento facial com técnicas que visam otimizar sua satisfação, sempre com muita segurança.

 

Os preenchedores faciais são géis injetáveis e biodegradáveis que podem dar volume ao seu rosto. Preenchedores de ácido hialurônico de marcas tradicionais, como Restylane e Juvéderm, são os produtos mais utilizados em preenchimento facial para diminuir linhas e rugas, depressões na pele, e melhorar seus contornos faciais com base nas suas necessidades e desejos.

Alguns preenchedores tem a função de realizar bioestimulação de colágeno (PLLA, hidroxiapatita de cálcio) (Sculptra, Radiesse, respectivamente), e são geralmente indicados para perdas de volume mais avançadas.

O que o preenchimento facial faz?

Os preenchedores servem a vários propósitos, incluindo:

- Aumentar as bochechas

- Diminuir marcas de expressão como o "bigode chinês" (sulco nasolabial)

- Preencher cicatrizes de acne ou outras depressões na pele

- Aumentar o volume dos lábios ou definir a forma do lábio

- Diminuir vazios debaixo dos olhos "canal de lágrimas" - tear trough

- Minimizar rugas finas no rosto

- Apagar linhas expressão na testa e na glabela

- Dar volume às mãos

Algumas pessoas sofrem de lipodistrofia (isto é, um acúmulo ou uma perda de gordura nos tecidos) como consequência de alguma doença. Algumas condições genéticas e alguns medicamentos, como os usados no tratamento do HIV, podem causar alterações graves na face que dão uma aparência doente. O preenchimento facial é um ótimo tratamento para compensar a perda de volume nesses casos.

 

Um artigo mais completo no meu blog mostrando os locais de tratamento com imagens está aqui

Como é o tratamento com preenchimento facial?

Muita ansiedade pode envolver esse procedimento, talvez pelo fato de se tratar de um procedimento injetável com agulhas no rosto. A verdade é que muitos pacientes se surpreendem ao final do procedimento, referindo que o perceberam como um tratamento rápido e de pouca dor.

Podemos aplicar um creme anestésico antes do seu tratamento. A técnica de injeção depende dos objetivos de cada tratamento, porém, geralmente, as injeções são rápidas.

A mudança é visível imediatamente, no caso do ácido hialurônico, embora algum inchaço seja comum após o tratamento. O ácido hialurônico absorve água por dias após a injeção, portanto, o resultado imediato não é necessariamente o definitivo.

A escolha da agulha depende do procedimento em si e do tipo específico do preenchedor utilizado. Dá-se preferência, quando possível, a agulhas mais finas (31G, por exemplo) para minimizar a dor e o desconforto do paciente. O volume injetado de preenchedor pode variar de 1 a 6ml de ácido hialurônico. Vários pacientes precisam de um volume maior para otimizar seus objetivos. Nesses casos, sessões subsequentes espaçadas por um mês podem ser indicadas.

Qual é a diferença do preenchimento facial para o Botox?

Muitas pessoas têm essa dúvida quando pensam em tratamentos estéticos para rugas e linhas de expressão. Esses tratamentos são muito populares em clínicas de estética e geram resultados impressionantes! Realizar esses tratamentos é uma prática de autocuidado que tem o potencial de trazer a autoestima de volta para muitas pessoas.

Esses tratamentos são muito diferentes, embora sejam frequentemente usados em conjunto. O Botox se refere a uma substância que, injetada num músculo, o enfraquece. O preenchimento apenas dá volume a uma área do rosto. É por isso que é necessária uma avaliação clínica cuidadosa para indicar o tratamento mais adequado. Na prática, essa escolha ocorre muito com base na área específica a se tratar. Linhas na glabela são geralmente tratadas com o Botox, enquanto o sulco nasolabial "bigode chinês" é tratado com ácido hialurônico.

Exi

Existe algum risco ou contraindicação?

A única contraindicação absoluta seria uma hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Existem casos relatados de formação de granuloma (uma reação inflamatória local) com ácido hialurônico, que respondem a corticoides e antibióticos. Essas complicações eram vistas com mais frequência com o PMMA, que é hoje infrequentemente utilizado no rosto. Existem casos relatados de infiltração intravascular do ácido hialurônico, com obstrução de artéria da face e necrose da pele. Essa complicação é rara e pode ser tratada com infiltração de hialuronidase, que destrói o preenchedor. Também podemos contraindicar o tratamento para pacientes com expectativas não-realistas e portadores do transtorno corporal dismórfico, que não devem receber o tratamento porque raramente ficarão satisfeitos em relação a suas preocupações.

É comum a formação de nódulos palpáveis no tecido subcutâneo, principalmente com formulações mais espessas do ácido hialurônico. Esses nódulos se dissolvem sozinhos ao longo das semanas, e raramente são visíveis externamente.

Descreve-se em raros artigos científicos, embora seja algo provavelmente comum, a síndrome do rosto hiper preenchido "facial overfilled syndrome". O prejuízo estético de um rosto muito preenchido, com as maçãs do rosto muito proeminentes e os lábios muito grandes, são razão suficiente para realizar o preenchimento apenas com profissionais qualificados que respeitem as doses máximas de injeção do preenchedor.

Quanto tempo dura?

Os resultados são variáveis, dependendo da área. Geralmente, no caso do ácido hialurônico, a duração é de seis meses. Em alguns casos, os efeitos duram mais, porém são sempre temporários. O fato dos resultados serem sempre temporários é excelente para evitar comprometimento permanente da aparência facial, caso o paciente não goste do resultado. Arrependimentos raramente acontecem. Eles são mais frequentes no lábio, quando o paciente recebe um volume de preenchedor muito alto e a aparência final parece artificial, de lábios muito inchados.

Att,

Dr. Rafael Muller de Carvalho

CRM-SP 218482

bottom of page