Depilação a laser

shutterstock_1828655186.jpg

A depilação a laser é um procedimento cada vez mais popular no Brasil. Aqui na clínica realizamos o procedimento com aparelhos com tecnologia de ponta, para tratamento seguro, confortável e com resultados satisfatórios.

Fale conosco no Whatsapp se tiver dúvidas ou quiser saber mais!

Onde a depilação a laser pode ser feita?

O laser depilatório pode remover qualquer pelo, embora a resposta seja definitivamente melhor com pelos mais escuros, que absorvem melhor o laser. Qualquer área corporal pode ser tratada, incluindo:

- Pernas

- Virilha

- Costas

- Peito

- Braços

- Axilas

- Barba

Como é o procedimento?

Uma avaliação rápida será feita antes do tratamento para avaliar se há contraindicações para o seu caso, explicar como esse tratamento funciona e orientar sobre os resultados que podem ser esperados.

Aqui na clínica usamos o laser de diodo 810 nm. Você usará um óculos para proteger sua retina da radiação do laser. Uma peça do aparelho é posicionada sobre a área a ser tratada e um pulso do laser é disparado. Áreas adjacentes são irradiadas sequencialmente até toda a região receber tratamento. O atendimento é sempre feito de forma individual.

Como funciona?

Os lasers de uso médico se baseiam no princípio da "fototermólise seletiva". Isso se refere a uma absorção preferencial da energia do laser por alguns tecidos específicos, de forma a destruir lesões específicas e preservar os tecidos adjacentes. O laser usado em depilação tem um comprimento de onda específico para a melanina da matriz do folículo piloso, que produz o pelo.

O folículo piloso tem três fases de vida: anágena (fase de crescimento), (fase de involução do folículo e interrupção do crescimento) e telógena (fase de repouso do folículo). Após a fase telógena, o pelo invariavelmente cai. Isso explica porque os pelos de qualquer região do corpo não crescem indefinidamente se não forem aparados.

O laser é mais eficaz em destruir as células da matriz do pelo na fase anágena porque é nessa fase que as células contêm mais melanina, que é o pigmento que absorve a energia do laser. Dessa forma, repetição do laser após um intervalo é necessária para destruir os folículos que não estavam na fase anágena quando a sessão foi feita.

Cada região do corpo tem uma distribuição diferente de folículos em cada fase. Por exemplo, na barba, mais de 70% dos fios estão na fase anágena, o que explica a densidade dos fios nessa região. Nas pernas, apenas 20% estão nessa fase.

Quantas sessões são necessárias? Que intervalo entre as sessões é necessário?

Os resultados são muito individuais, porém um bom número são 4-6 sessões em pele mais claras e até 8 sessões em peles mais escuras.

Os intervalos são variáveis conforme a região tratada. No rosto, intervalos de 4 a 6 semanas são indicados. São sugeridos intervalos de 2 a 3 meses nas pernas. Essa diferença se deve ao fato da fase telógena, que responde mal ao laser, ser maior nos pelos das pernas.

Quais cuidados devo tomar com a pele após uma sessão?

A depilação a laser não é um procedimento invasivo, então cuidados intensos raramente são necessários. É comum a pele ficar avermelhada e os pelos adquirirem uma aparência de queimados alguns dias após uma sessão. Recomendamos o uso frequente de hidratantes e protetor solar nas áreas expostas ao sol.

O que esperar de resultados?

Se um ciclo de tratamento completo for realizado, o paciente fica satisfeito. É essencial alinhar as expectativas do paciente com os resultados que realmente podem ser esperados. Cada sessão remo A depilação a laser raramente remove todos os fios. Muitos fios ficam mais finos ou mais claros, o que os pacientes costumam achar útil.

A maioria das clínicas de estética utiliza luz pulsada intensa para depilação. Esta não é, tecnicamente, um laser, pois o laser, por definição, é uma radiação eletromagnética com raios paralelos, colimados, e com um comprimento de onda único. A luz pulsada emite simultaneamente vários comprimentos de onda não-paralelos. A vantagem, para essas clínicas, é que o preço dos aparelhos é muito inferior (e.g., um aparelho de luz pulsada pode custar 40 mil reais, enquanto um aparelho de laser raramente custará menos que 150 mil). Alguns estudos sugerem que a depilação com o laser, propriamente dito, entrega resultados superiores à depilação com luz pulsada intensa.

Como escolher o profissional?

Sugere-se que esse procedimento seja realizado apenas por médico.

No Brasil, essa prática não é bem regulamentada e a depilação a laser é realizada por profissionais com formação de nível médio (como esteticistas). Em alguns países, como a França, esse procedimento só pode ser realizado por médicos. Presume-se que apenas um profissional com bom entendimento em Dermatologia e Medicina Estética pode indicar um tratamento seguro e manejar eventuais complicações.

Existe alguma contraindicação?

Poucas pessoas têm contraindicação à fotodepilação. Evita-se esse procedimento em pessoas com doenças que possam prejudicar a recuperação da pele. Doenças de pele como vitiligo e psoríase podem apresentar lesões em local de trauma ou inflamação (em medicina, chamamos isso de "fenômeno de Koebner"), e o laser é evitado. Não aplicamos o laser em lesões ativas como consegue. Também contraindicamos em pessoas com tendência a formar queloides, que irão se expor ao sol. Doenças comuns como diabetes e hipertensão, se bem controladas e sem complicações significativas não são, propriamente, uma contraindicação.

Dói?

A sensibilidade a esse procedimento é muito individual. A maioria dos pacientes vai falar que a depilação a laser não é dolorida. Realizar o procedimento com cuidado e modificar as configurações do aparelho durante o tratamento é essencial para otimizar resultados e manter o tratamento seguro.

Causa câncer?

Não existem estudos apontando uma maior incidência de câncer em pessoas que se submeteram a procedimentos com laser, incluindo depilação. Casos de câncer em pessoas devem ser considerados espúrios. Isto é, a doença aconteceu após o procedimento, porém não foi o procedimento que a causou.

Quais os riscos?

A depilação a laser é um procedimento seguro quando realizado por profissionais capacitados. Riscos mais preocupantes incluem a ocorrência de queimaduras de segundo grau, com formação de bolhas e alteração da pigmentação que, embora geralmente temporária, pode ser permanente. Em alguns países, a depilação a laser é a principal causa de ação judicial relacionada a procedimentos com laser.

Pessoas com pele negra podem realizar a depilação a laser?

Podem, sim! Pessoas com fotótipo maior estão em um risco maior de apresentar o que chamamos de "hiperpigmentação pós-inflamatória". Trata-se de um aspecto amarronzado da pele na região onde foi aplicado o laser. O mecanismo como isso ocorre não está bem estabelecido, porém acredita-se que está relacionado com um estímulo à produção de melanina como consequência do laser. Limitamos a depilação a laser nesse grupo ao uso da ponteira Nd:YAG 1064nm de pulso longo, que distribui a energia em uma profundidade maior na pele e minimiza a ocorrência dessa complicação. O uso de luz pulsada intensa deve ser evitado.