Tratamento de estrias

estrias.jpg

Estrias se referem a linhas brancas ou vermelhas com aspecto de cicatriz. Elas são mais comuns no abdome, coxas e nádegas. Elas são de preocupação meramente estéticas. É comum a percepção de que não há tratamento para elas. Não, não é verdade! Nossa clínica é especializada no tratamento de estrias. Usamos apenas técnicas com eficácia bem estabelecida na literatura médica para oferecer um tratamento rápido e efetivo. O carro-chefe do tratamento é o laser infravermelho. Leia este artigo para aprender mais sobre!

O que causa estrias?

Estrias são frequentes em gestantes com o aumento do volume abdominal. Acredita-se que o estresse mecânico na pele é um fator importante. Entretanto, isso não é suficiente para explicar a formação dessas lesões, uma vez que várias pessoas com tensão significativa na pele não vão desenvolver estrias. É provável que algumas características específicas da pele de cada pessoa contribuam. Alteração da rede de fibras elásticas e diminuição da proliferação de fibroblastos são alguns dos mecanismos propostos.

Alguns fatores de risco para desenvolvimento de estrias incluem:

- Tratamento prolongado com corticosteroide (por exacerbação de asma ou doenças reumáticas, por exemplo)

- Gravidez

- Ganho rápido de peso

- Tabagismo

- Fatores genéticos

- Síndrome de Marfan

Como as estrias podem ser tratadas?

O tratamento de escolha para estrias é o laser infravermelho fracionadoEsse tratamento tem eficácia documentada em vários estudos. Fazemos esse procedimento com frequência na clínica em Pirassununga.

É essencial passar por uma avaliação clínica para confirmar se o diagnóstico de estria está correto e se há alguma causa modificável para o aparecimento das lesões (como uso de corticosteroides).

O laser infravermelho fracionado consiste numa radiação eletromagnética que atinge tecidos específicos na área onde é direcionado na pele. Esse tratamento leva a contração da pele, estímulo da produção de colágeno e homogeneização da textura da pele. Os resultados são visíveis após algumas sessões.

Quantas sessões são necessárias?

Um mínimo de 3 sessões são necessárias para observar os primeiros resultados. Algumas pessoas precisam de 6 sessões para atingir bons resultados.

Quais os riscos?

Esse procedimento é muito seguro se feito por profissionais qualificados. Infecção local e sangramento são eventos incomuns e que podem ser prontamente tratados.

Existe outro tratamento?

Vários outros tratamentos foram propostos para os pacientes que não têm acesso a essa tecnologia, incluindo tretinoína tópica, "peelings" e dermoabrasão. A desvantagem desses tratamentos é que eles são menos efetivos.

Como prevenir as estrias?

Existem vários cosméticos propagandeados por um suposto potencial de prevenir estrias. Gestantes os utilizam com frequência. Nenhum estudo documentou eficácia desses produtos e não os recomendo de forma rotineira. Eu geralmente recomendo o uso de hidratantes comuns para manter o cuidado geral com a pele.

Atenciosamente,

Dr. Rafael Muller de Carvalho