top of page

Rosácea: tratamentos que funcionam!

A rosácea é uma doença dermatológica comum de preocupação geralmente cosmética. Várias apresentações clínicas são comuns, sendo uma vermelhidão no centro da face um padrão quase que diagnóstico.

Aqui vamos desvendar os tratamentos que existem para rosácea e que têm eficácia comprovada!



Tratamentos não-farmacológicos

Cuidados com a pele

Pessoas que vivem com rosácea devem evitar esfregar a pele com força (por exemplo, ao secar o rosto com toalhas), evitar o sol e manter a pele hidratada. É de bom tom usar hidratantes sem odor e indicados para peles mais sensíveis. Algumas pessoas percebem gatilhos específicos para a rosácea, como álcool, exercício físico, estresse e alimentos fortes. Evitar esses gatilhos, conforme possível, é recomendado.


Camuflagem

A maquiagem pode ser utilizada com sucesso para mascarar a rosácea. É geralmente indicado aplicar produtos de tom verde, e outros produtos por cima para esconder a vermelhidão. Vários tutoriais podem ser encontrados sobre esse assunto na internet.


Cosméticos

Muitos cosméticos são vendidos como sendo indicados para quem vive com rosácea. Alguns prometem até ser a cura da rosácea! Esses últimos, em especial, devem ser considerados fraudes. A rosácea é uma doença crônica e, quem diz que tem a cura está mentindo. Eu não indico esses cosméticos. Um cuidado com a pele com bons hidratantes e evitando produtos irritantes é suficiente.


Laser

O laser é um ótimo tratamento para a rosácea, porém, dados os custos, é considerado um tratamento de segunda-linha. Mais especificamente, as ponteiras KTP e luz pulsada intensa são os tratamentos indicados. O laser é particularmente para remover as telangiectasias, que são vasos pequenos visíveis no rosto das pessoas com rosácea. A vermelhidão também responde ao tratamento com laser. Leia mais sobre o laser aqui.


Tratamentos farmacológicos

Brimonidina

Essa medicação promove a contração dos vasos sanguíneos e diminui a vermelhidão. Uma solução oftálmica é vendida no varejo para o tratamento de glaucoma. Em alguns países, essa medicação é vendida como Mirvaso (Galderma). Atualmente, ela não é mais comercializada no Brasil.

Eu geralmente prescrevo a maior concentração e oriento aplicar no rosto de manhã.


Oximetazolina

Esse medicamento é vendido no balcão da farmácia para alívio da vasoconstrição nasal como consequência de rinossinusite. É possível aplicar o colírio no rosto para tratar a vermelhidão referente à rosácea, embora isso seja uma indicação off-label


Metronidazol

Esse medicamento é um antibiótico e só é vendido sob prescrição. Existe um ácaro chamado Demodex que vive na pele de algumas pessoas (com rosácea ou não). Presume-se que ele contribua para o desenvolvimento da rosácea em algumas pessoas, embora não seja. Esse tratamento é geralmente indicado para quem desenvolve pápulas e pústulas como consequência da doença.


Atenciosamente,

Dr. Rafael Muller de Carvalho

Médico - CRM-SP 218482




bottom of page